Enxaqueca: distúrbio que afeta 15% da população brasileira

Enxaqueca afeta população

A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça que afeta 15% da população no Brasil. É um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com base biológica que atinge as pessoas geneticamente predispostas.

Ela se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça, ou até mesmo dos dois. Podendo ser acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito. As crises variam de quatro a 72 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens tem enxaqueca. Sendo predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres.

A enxaqueca começa quando as células nervosas, já em estado de hiperexcitabilidade, reagem a algum gatilho frequentemente externo, enviando impulsos para os vasos sanguíneos, causando sua constrição ( relacionado a aura) seguida de uma dilatação (expansão) e a libertação de prostaglandinas, serotonina e outras substâncias inflamatórias que causam a dor.

Seu tratamento depende das características da dor e a frequência das crises. O objetivo é suprimir os sintomas e evitar a incidência de novos eventos.

Compartilhe:
Deixar um comentário

Sobrepeso com subnutrição na infância

 

Sobrepeso com subnutrição na infância

A subnutrição ocorre pela falta de alimentos ou por uma alimentação que não forneça os elementos essenciais, como vitaminas e sais minerais, necessários para o bom funcionamento do organismo. O baixo consumo desses nutrientes essenciais pode acarretar o aparecimento de inúmeras doenças.

Crianças acima do peso tem a saúde debilitada e, em alguns casos, está subnutrida, apesar de sua aparência robusta. Isso ocorre, pois um cardápio pobre em frutas, legumes, verduras e grãos integrais e rica em gorduras, açúcares e sal traz um aumento de peso sem os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

A forma inadequada de se alimentar com alimentos de baixo teor de nutrientes faz com que a criança não esteja devidamente alimentada e faltando assim o necessário para sua saúde. Assim como uma alimentação balanceada, as atividades físicas também devem fazer parte da rotina de qualquer criança. O papel dos pais é fundamental para motivar as crianças a se alimentarem bem e praticarem esportes.

Compartilhe:
Deixar um comentário

Café e seus efeitos

Café e seus efeitos

Cercado de amantes por todos os lados, o café é alvo de discussões sobre seus efeitos. Alguns não saem de casa sem tomar uma xícara de café, outros não conseguem trabalhar sem toma-lo ao menos uma vez, mas também têm aqueles que o evitam durante a noite, com medo da insônia.

A cafeína é geralmente usada para aumentar o desempenho, pois esse estimulante acelera o sistema nervoso central e faz a pessoa se sentir acordada, alerta e com mais energia. Mas é preciso ingerir a bebida com moderação e sem se esquecer dos riscos para a saúde. O excesso de cafeína tem efeitos colaterais, como nervosismo e alteração do ritmo cardíaco. As gestantes devem passar longe da bebida, seu uso durante a gravidez é desaconselhado devido ao aumento do risco de aborto e más formações congênitas.

Seu consumo moderado exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes entre outros. Porém, seu consumo leva a alguns malefícios como elevação da pressão arterial, arritmia cardíaca, piora de quadros gástricos, como refluxo e gastrite, porque a cafeína irrita o sistema digestivo, principalmente quando o consumo é em jejum.

Compartilhe:
Deixar um comentário

Receitas de esfoliantes caseiros

Receitas de esfoliantes caseiro

A esfoliação permite a retirada de células mortas da pele, estimulando a sua renovação, assim garantindo mais vitalidade e saúde à derme. Essa prática traz excelentes benefícios e deveria ser adotada por todas as mulheres diariamente.

A desobstrução dos poros, proporcionada pela esfoliação, beneficia o tratamento de acne, facilita o crescimento dos pelos e o tratamento de foliculites (pelos encravados), além de melhorar a penetração de ativos, como hidratantes, na pele.

Sua prática deve ser feita duas vezes por semana, peles mais oleosas podem ser esfoliadas até três vezes por semana, com esfoliantes suaves. Faça você mesma o seu esfoliante!

 Pele oleosa e acneica

  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sumo de limão
  • 1 gota de óleo vegetal ( o que você tiver, pode ser amêndoas, uva, abacate ou mesmo de soja) ou azeite (melhor!)

Misture e aplique no rosto em movimentos suaves (sem friccionar muito) e circulares, em seguida enxágue de preferência com água gelada para fechar os poros. Se a pele for muito oleosa aplique 1 vez por semana, se não, pode usar a cada 15 dias. Se a acne estiver muito inflamada, consulte um dermatologista. Importante! Devido à presença de limão, jamais use essa mistura sob o sol. Depois utilize um hidratante não oleoso.

Pele normal e seca

  • 1 colher (chá rasa) de açúcar
  • 1 colher (chá rasa) de sal
  • 3 colheres (chá) de óleo vegetal ( vide receita anterior) ou azeite (melhor!)
  • 3 gotas de sabonete líquido

Prepare da mesma forma que a anterior. Aplique quinzenalmente e depois passe um hidratante ou um creme nutritivo.

Para todo o corpo

  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fubá ( se não tiver, pode ser mais uma de açúcar)
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite
  • 1 colher (chá) de sabonete líquido

Misture bem e aplique no corpo durante o banho. Depois passe um hidratante. Importante! Não aplique no dia da depilação, nem antes nem depois, para não provocar irritações.

Compartilhe:
Deixar um comentário

Os benefícios da yoga

Benefícios da Yoga

A Yoga surgiu há milhares de anos na Índia e possui mais de 10 diferentes métodos. Atualmente, o mais praticado é o Hatha Yoga, que é uma prática de treinamento físico, mental e emocional.

Praticar yoga relaxa, corrige a postura, dá mais energia, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos. Seu exercício reflete no bom funcionamento de todo o organismo. Os benefícios são refletidos através da transformação física e mental e do funcionamento adequado dos órgãos.

Além de ajudar a diminuir os níveis de colesterol, melhora problemas respiratórios e controla a pressão arterial. Também fortalece os músculos e torna-os mais flexíveis. Lembrando que qualquer pessoa pode fazer a atividade, mas procure profissionais capacitados à adaptar as aulas de acordo com as necessidades e possibilidades de cada pessoa.

Um ótimo exercício, calmante e remédio natural para a saúde. Conheça e seja você também um adepto dessa excelente prática.

Compartilhe:
Deixar um comentário

Batata Doce emagrece e é saudável para seu organismo

Batata doce emagrece e saudável para seu organismo

É, isso mesmo… A batata doce é uma grande aliada pra quem tá querendo perder uns quilinhos, pois ela tem capacidade de oferecer melhores benefícios para o seu organismo, e como resultado ajuda a emagrecer e ainda te deixar com um corpo escultural.

Se consumida diariamente, o corpo irá receber sempre uma grande demanda de vitamina A, que é essencial para a pele e o sistema respiratório. Além de conter vitaminas do complexo B, que contribuem para uma digestão mais fácil, metabolismo acelerado e melhoria do sistema nervoso.

A batata doce emagrece principalmente a região da cintura porque contém baixos níveis de glicêmico, o que proporciona uma digestão lenta e faz com que o organismo fique saciado por mais tempo. Além disso, a batata doce é responsável por liberar glicose no sangue evitando que haja acúmulo de gordura no sangue e ainda contribui para a alimentação das pessoas que possuem diabetes.

Depois de tantos benefícios, já podemos incluir a batata doce na nossa dieta né? Ideal comer de 3 a 4 vezes por semana dentro de uma alimentação saudável e balanceada.

Compartilhe:
Deixar um comentário

Você é o que você come

Você é o que você come

A famosa frase é pura verdade quando se trata da saúde da pele. Por isso, comer os alimentos certos, beber bastante água e reservar um tempo para descansar são hábitos essenciais para sua beleza.

Para ter uma pele mais macia, o ômega 3 vindo de peixes, nozes, linhaça e semente de chia é um grande aliado. Assim como alimentos ricos em antioxidante, como frutas, pimentão vermelho, vegetais verde-escuros, açafrão e chá verde.

Além dos alimentos, a pele precisa de uma boa hidratação. Beber bastante água faz com que o organismo fique equilibrado, resistente e funcionando adequadamente. Ajuda na renovação celular e a diminuir a descamação da pele seca.  Além disso, é um dos elementos fundamentais para combater o envelhecimento.

Fique linda e esbanje uma pele de princesa por onde for!

Compartilhe:
Deixar um comentário

O que é uma alimentação balanceada?

Alimentação balanceada

Todos sabem que ter uma alimentação balanceada é essencial para a saúde e bem estar. Mas afinal, o que seria essa alimentação?

Significa que a cada refeição ou lanche, a pessoa ingira carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Ou seja, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, para atender às necessidades nutricionais do organismo. Os alimentos se dividem em grupos alimentares e é necessário que todos eles estejam presentes no seu dia a dia.

Ao montar seu prato certifique-se que você está colocando todos os nutrientes necessários. Para uma refeição principal, como o almoço, inclua pelo menos 1 hortaliça crua (como alface, rúcula, agrião); 1 hortaliça cozida (como cenoura, chuchu, beterraba, etc); 1 cereal (como arroz, massa, batata etc); 1 leguminosa (feijão, ervilha, grão de bico, soja etc) e 1 carne (ave, peixe, carne).

Seguir uma alimentação saudável e balanceada ajuda a perda do excesso de gordura corporal e peso, além de aumentar a energia vital, garantindo maior disposição física, energética e mental!

Compartilhe:
Deixar um comentário

Crossfit na Terceira Idade

Crossfit na Terceira Idade

A prática de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde. principalmente na terceira idade, quando é muito importante buscar um estilo de vida benéfico para um envelhecimento tranquilo e saudável.

O CrossFit chegou com tudo e cada vez conquista mais adeptos. É um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados.

A grande vantagem é que o programa de treinamento da CrossFit proporciona uma adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independente da sua idade, condicionamento ou experiência. Essa atividade proporciona benefícios ao organismo dos mais idosos e ainda oferece uma ocupação divertida e prazerosa.

O treino para a terceira idade se difere dos demais, pois as condições físicas e de resistência de cada indivíduo devem ser respeitadas para que haja o melhor aproveitamento sem risco de lesões. No caso dos idosos, os movimentos só precisam ser adaptados. As atividades são diversas e fazem referência as ações do dia-a-dia, tais como: subir escada, pegar objetos no chão, levantar-se da cama etc.

Vamos sacudir o corpo!?!

Compartilhe:
Deixar um comentário

Causas mais comuns da infertilidade masculina

Causas da Infertilidade Masculina

A infertilidade é percebida com a ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional.

Os casos de infertilidade masculina ocorrem em razão de problemas na produção do espermatozoide ou quando este não consegue alcançar o óvulo. O ideal é que o casal procure assistência médica para uma avaliação adequada. São vários os motivos que podem levar o testículo a não produzir ou produzir pouco esperma, e somente o exame ideal irá definir o problema.

A função do sistema reprodutor masculino é produzir e transportar os espermatozoides. Casais que desejam ter filhos e têm problemas de infertilidade devem procurar ajuda médica para que seja verificado o real motivo da infertilidade e seja iniciado o tratamento.

Compartilhe:
Deixar um comentário